Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1131
Título: Doenças e pragas em videira
Autor(es): Bueno Júnior, César
Matioli, André Luís
Gomes, Cesar Bauer
Oliveira, Claudio Marcelo Gonçalves de
Pires, Erasmo José Paioli
Mineiro, Jeferson Luiz de Carvalho
Sofia, Jorge Manuel Esteves Carvalho
Beriam, Luis Otávio Saggion
Moura, Mara Fernandes
Sato, Mário Eidi
Eiras, Marcelo
Tecchio, Marco Antonio
Terra, Maurilo Monteiro
Botelho, Renato Vasconcelos
Fajardo, Thor Vinícius Martins
Data do documento: 22-Nov-2022
Resumo: O boletim sobre “DOENÇAS E PRAGAS EM VIDEIRAS”, elaborado por especialistas de universidades e de institutos de pesquisa, apresenta informações atualizadas sobre doenças causadas por fungos, bactérias, vírus, viroides e nematoides e ainda dos ácaros fitófagos. Trata-se de publicação ricamente ilustrada, podendo auxiliar o viticultor e demais interessados no reconhecimento dos principais problemas fitossanitários da videira no próprio campo, bem como relato de medidas de manejo para minimizar estes problemas. Esperamos que o boletim seja uma contribuição efetivamente útil àqueles envolvidos na vitivinicultura, a fim de reduzir as perdas e assegurar bons rendimentos e qualidade das uvas colhidas.
Descrição: 1. Introdução A videira é acometida por muitas doenças causadas por diferentes agentes causais e elas são influenciadas por muitos fatores como o ambiente e o próprio homem. As doenças causadas por fungos, os sintomas, as condições predisponentes e as medidas de controle serão abordadas neste capítulo. 2. Doenças fúngicas 2.1 Antracnose A doença é também denominada de “negrão”, “varíola” ou “carvão”. O principal agente causal da doença é o fungo Elsinoë ampelina (de Bary) Schear (anamorfo Sphaceloma ampelinum de Bary). Os fungos Colletotrichum gloeosporioides, C. acutatum (teleomorfo Glomerella cingulata) e C. capsici são, também, citados associados à doença. O fungo ataca todos os tecidos jovens, verdes e tenros da videira, como as folhas, pecíolos, ramos, gavinhas, inflorescência e frutos.
Palavras-chave: Doenças
Pragas
Videira
Citação: Júnior Bueno, César (org.). Doenças e pragas em videiras. São Paulo: Instituto Biológico, 2022.
ISSN: 2594-6080
Número DOI: 10.31368/2594-6080b33002022
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Número da Edição: 33
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1131
Aparece nas coleções:Boletim Técnico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
boletim-doencas-pragas-videiras.pdfDoenças e pragas6.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.