Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1313
Título: Impacto de agentes bacterianos do complexo de doenças respiratórias de suínos(cdrs) nos índices zootécnicos e no peso ao abate em suínos em fase de terminação
Autor(es): Brombilla, Talita
Ogata, Renato Akio
Nassar, Alessandra Figueiredo de Castro
Cardoso, Maristela Vasconcelos
Ruiz, Vera Letticie de Azevedo
Del Fava, Claudia
Data do documento: Out-2024
Resumo: O Complexo de Doenças Respiratórias em suínos (CDRS) compreende a interação de dois ou mais agentes infecciosos, manejo e ambiente. Os principais agentes bacterianos causadores de CDRS foram investigados em 115 suínos em fase de terminação em uma granja no Estado de São Paulo, Brasil: Actinobacillus pleuropneumoniae (sorologia por ELISA, cultivo bacteriano e PCR multiplex), Mycoplasma hyopneumoniae (Mhyo) (nested PCR), Pasteurella multocida (PCR multiplex), Haemophilus parasuis (PCR multiplex), e Streptococcus sp (cultivo bacteriano). Foram avaliadas lesões pulmonares macroscópicas e microscópicas, e impacto nos índices zootécnicos e no aproveitamento de carcaça. Houve positividade ao Mhyo em 113 animais (98,26%), destes houve infecção associada ao Streptococcus sp ao Mhyo em 14,78% (17) animais. O pulmão enfisematoso diminuiu significativamente o peso no final da terminação e o peso da carcaça. Apesar de vacinados com imunógeno inativado contra Mhyo, quase 100% dos animais estavam infectados e as lesões mais observadas foram broncopneumonia purulenta e pleurite. A infecção de Mhyo associado ou não ao Streptococcus sp causou lesões pulmonares em diferentes graus, menor peso ao abate e da carcaça.
Descrição: As doenças respiratórias constituem um dos problemas mais importantes na suinocultura tecnificada(1). As pneumonias causam baixos índices zootécnicos, gastos com medicamentos e condenações de carcaças no abatedouro, onde aproximadamente 50% dos animais apresentam algum tipo de lesão pulmonar, sendo que estas lesões respondem por 50% de todas as condenações de carcaças(2). Quanto maisintensiva a criação, maiores os custos de produção(3) e as populações confinadas são submetidas a manejo e ambiente que podem causar estresse e redução da imunidade, contribuindo para o aparecimento de enfermidades respiratórias(4).A etiologia dos problemas respiratórios em suínos é complexa, normalmente ocorrendo interação de dois ou mais agentes infecciosos(5), podendo ser agentes bacterianos e ou virais, além de englobar outras condições, como de manejo e ambiente, acometendo principalmente suínos nas fases de crescimento e terminação(6, 7).
Palavras-chave: Suínos
Pleuropneumonia
Diagnóstico diferencial
Streptococcus sp
Mycoplasma hyopneumoniae
Citação: BROMBILLA, Talita; OGATA, Renato Akio; NASSAR, Alessandra Figueiredo de Castro et al. Impacto de agentes bacterianos do complexo de doenças respiratórias de suínos(cdrs) nos índices zootécnicos e no peso ao abate em suínos em fase de terminação. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, v. 20, p. 1–12, 2019. DOI: 10.1590/1809-6891v20e-51615. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/51615.
ISSN: 1809-6891
Número DOI: 10.1590/1809-6891v20e-51615
Idioma: pt_BR
Editora: Universidade Federal de Goiás
Local da Publicação: Goiânia
Agência de Fomento: FAPESP
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1313
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
antonioborges,+51615port (1).pdfImpacto876.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.