Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/241
Título: Caracterização molecular de nematoides entomopatogênicos
Autor(es): Rosa, Juliana M
Silva, Natali R. da
Leite, Luis Garrigós
Harakava, Ricardo
Oliveira, Claudio M. G. de
Data do documento: 3-Jun-2013
Resumo: O controle biológico de pragas de solo é uma prática bastante estudada apresentando resultados satisfatórios, principalmente com a utilização de nematoides entomopatogênicos (NEPs) dos gêneros Steinernema e Heterorhabditis. Esses organismos possuem um conjunto de atributos peculiares, nas quais se destaca a capacidade de matar rapidamente o inseto alvo, em virtude do complexo nematoide/bactéria mutualística, favorecendo sua ação em relação a outros organismos entomopatogênicos, o que os tornam alternativas promissoras para o controle de pragas. Outros dois gêneros, Rhabditis e Oscheius, também merecem a atenção pelos pesquisadores, uma vez que são relatados como nematoides capazes de causar parasitismo em insetos. Estudos da biodiversidade, variabilidade morfológica, molecular e principalmente a patogenicidade desses organismos vêm se tornando de grande importância para o desenvolvimento de produtos à base desses agentes para uso no controle biológico.
Palavras-chave: Pragas
Controle biológico
Controle de pragas
Nematoides entomopatogênicos
Citação: Rosa, Juliana M.; Silva, Natali R. da; Leite, Luis Garrigós.; Harakava, Ricardo; Oliveira, Claudio M. G. de. Caracterização molecular de nematoides entomopatogênicos. São Paulo: Instituto Biológico, 2013. (Comunicado técnico, 191).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/241
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterização molecular de nematoides entomopatogênicos.pdf503.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.