Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/295
Título: Impacto do gênero Cylindrocladium para diferentes culturas
Autor(es): Aparecido, Christiane Ceriani
Finatti, Danielle
Data do documento: 16-Jun-2012
Resumo: A utilização de espécies florestais para produção de madeira, papel e celulose tem se tornado bastante importante no Brasil. Dentre os gêneros utilizados destacam-se Pinus e Eucalyptus. Este último, em particular, é muito importante no que se refere à produção de madeira para utilização na indústria de papel e celulose. Porém, com a intensificação dos cultivos, inúmeros patógenos têm passado a parasitar as plantas, principalmente durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Várias espécies de fungos do gênero Cylindrocladium têm se destacado como parasitos de ambas as espécies florestais levando a problemas consideráveis em regiões tropicais e subtropicais, devido às condições ambientais favorecerem o desenvolvimento dos patógenos que podem causar: tombamento de plântulas, podridão de estacas, estrangulamento do caule, podridão de raízes, manchas foliares e, em se tratando do gênero Pinus, ainda pode ocorrer seca dos ponteiros e queima das acículas.
Palavras-chave: Espécies florestais
Madeira
Papel
Celulose
Patógenos
Parasitas
Cylindrocladium
Citação: Aparecido, Christiane Ceriani; Finatti, Danielle. Impacto do gênero Cylindrocladium para diferentes culturas. São Paulo: Instituto Biológico, 2012. (Comunicado técnico, 176).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/295
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impacto do gênero Cylindrocladium para diferentes culturas.pdf229.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.